terça-feira, 20 agosto
Agosto Lilás traz palestrantes em noite de conscientização na OAB

Foi realizado na noite desta segunda-feira, 19, no auditório da OAB Rio Preto, o evento “Você já parou para pensar sobre a violência contra a mulher? vamos pensar juntos!”, que faz parte da campanha “Agosto Lilás” de prevenção e conscientização à violência contra a mulher. A lei nº 12.908/2018, criada pela presidente do Sincomerciários e vereadora, Márcia Caldas, objetiva levar informação à população e incentiva o debate entre os jovens para que compreendam o impacto da agressão na vida das mulheres e que tomem conhecimento de todas as esferas desta lei, utilizando-a como amparo.

  Público fez o gesto “basta” de violência, símbolo da campanha “Agosto Lilás”.

A cerimônia contou com uma mesa composta por autoridades engajadas na luta contra a violência a mulher, entre elas: Eleuses Paiva, prefeito em exercício, os vereadores Karina Karoline e Jean Charles, Delegada Dálice Ceron, Patrícia Lisboa, secretária da Assistência Social, Dr. Giovanna Piacentini, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada, Maureen Leão Cury, secretária da mulher e Márcia Caldas, vereadora e autora do projeto. Os profissionais cumprimentaram o público presente e discursaram sobre a importância da causa.

“O Agosto lilás é extremamente importante e precisa ser divulgado. A OAB está de portas abertas para ajudar a população no que for necessário. Que possamos ter outras parcerias em prol ao desenvolvimento da comunidade, especialmente na luta pela igualdade nos direitos da mulher e contra a violência doméstica, que só cresce no nosso Brasil, infelizmente”, frisou a Dr. Giovanna Piacentini, parceira do evento e coordenadora da Comissão da Mulher Advogada de São José do Rio Preto.

A ação contou com a participação de 250 pessoas. Homens e mulheres, jovens e adultos, lotaram o auditório da OAB e prestigiaram a programação pertencente ao “Agosto Lilás”. A primeira palestrante da noite foi a Master Coach Nayara Canato, que abordou os temas “Inteligência Emocional” e “Empoderamento Feminino”.

Márcia Caldas ao lado das palestrantes Major Denice e Nayara Canato.

A segunda e última palestra foi da Major Denice Santiago, que compartilhou suas experiências em defesa da integridade feminina e destacou os tipos de violência contra a mulher por meio de um discurso impactante. “Agosto se tornou não só um mês de celebrações e conquistas, mas também de reflexões e diálogos. Quando a vereadora Márcia Caldas propôs o “Agosto lilás” aqui em São José do Rio Preto, ela visou isso, trazer para que a gente possa debater com a cidade sobre a violência contra a mulher. Dialogar com esta cidade maravilhosa é muito gratificante!”, comentou a major.

Márcia Caldas agradeceu as presenças e enfatizou o momento marcante “Foi um prazer receber todos vocês nesta noite especial. Agradeço imensamente a major Denice Santiago e a Nayara Canato por transmitirem informações importantes e por terem plantado uma sementinha em cada um de nós. Estamos juntos nesta causa, por todas elas!”, disse Márcia Caldas, emocionada.

O evento contou com o patrocínio e apoio da OAB- São Paulo, Uniodonto, Hoje.c, J.Silva painéis, Zero Grau, Fornella, Ingraph Digital, Mascote de Ouro, Valaretto, Instituto da Vida e do Deputado Federal Luiz Carlos Motta.