segunda-feira, 18 março
Mais de duas mil mulheres participam do evento “Mulher valorizada, comerciária fortalecida” em Avaré

Deputado Motta deu início ao evento “Mulher valorizada, comerciária fortalecida”.

A 9ª edição do “Mulher valorizada, comerciária fortalecida” reuniu mais de duas mil mulheres de todo o Estado de São Paulo no Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré-SP, na sexta-feira (15). O evento comemora, anualmente, o Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente no dia 8 de março. Logo nas primeiras horas da manhã, caravanas de 64 sindicatos filiados chegaram ao local, trazendo comerciárias animadas para curtirem o dia especial. As participantes receberam um kit café da manhã reforçado e um kit personalizado do evento “Mulher valorizada, comerciária fortalecida”.

O presidente da Federação e também Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, deu início às comemorações e discursou sobre a importância do encontro acompanhado das 13 presidentas de sindicatos filiados e de alguns presidentes. Em suma, os discursos destacaram não só a relevância do evento para as mulheres da categoria, mas também sobre o aumento de casos de violência contra a mulher, assim como as formas de prevenção do problema.

 Banda ” As Valquírias” alegraram as comerciárias

A Banda “As Valquírias” foi a primeira atração musical a se apresentar. Cantando canções consagradas e também o Hino Nacional, as jovens, equipadas com instrumentos, subiram ao palco e conquistaram o público.

O tema desta edição foi “Basta”!, tendo como foco a violência contra a mulher, e principalmente, o Feminicídio, crime de ódio contra o gênero feminino que têm crescido assustadoramente e feito muitas vítimas no País.

A secretária da Mulher da Federação, vereadora Márcia Caldas, presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto e coordenadora executiva do evento, liderou as presidentas de sindicatos filiados no palco. Em suas falas, afirmaram que o dia é especial e uma quebra de paradigmas para elas, já que desperta o senso de participação nas lutas femininas, ocupando com mais responsabilidade o espaço na sociedade. “Um evento como este desperta a confiança na mulher para lutar, quebrando o silêncio principalmente em relação às agressões sofridas em suas casas, nas ruas, nos meios de transporte e, especialmente, no ambiente de trabalho. Márcia ainda concluiu: “Essa unidade e essas atitudes ganham reforço com o presidente Motta, agora deputado federal”, destacou.

Durante o dia todo, houve palestras, intervenção cultural, sorteios de brindes, shows musicais, discussão sobre o papel da mulher na sociedade atual, seus direitos e o enfrentamento à violência. A Major PM Denice Santiago Santos do Rosário, comandante da Ronda Maria da Penha, operação da Polícia Militar da Bahia que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica, conversou, conscientizou e encantou a plateia presente com uma fala breve e impactante. A militar focou sua palestra em cinco formas de violência: física, moral, patrimonial, sexual e psicológica.

Major PM Denice Santiago Santos abordou sobre as 5 formas de violência contra a mulher.

Segundo a Major, as mulheres devem ter coragem para denunciar e as principais armas para isso são procurar as delegacias da mulher, as autoridades policiais e conversar muitos entre elas, com os parentes, familiares, vizinhas, preservando suas vidas.

Após a cerimônia de abertura, o parque aquático foi liberado exclusivamente às comerciárias. Elas utilizaram a piscina de ondas, toboáguas, rio lento, bar molhado, quiosques, e ainda curtiram o som da cantora Bia Ferraz e banda. No restaurante, elas se deliciaram com espetinhos, milho, salada e sobremesa.

O encerramento da festa contou com o grande show da banda Falamansa, que agitou as comerciárias. Além disso, foram aprovadas por unanimidade as 5 deliberações apresentadas, que ampliam a defesa das causas femininas. As medidas serão encaminhadas ao Congresso Nacional e multiplicadas nas bases dos sindicatos filiados em todo o Estado.

 

Motta ao lado de Márcia Caldas após a aprovação unânime das 5 deliberações que defendem as causas femininas.

 

Depoimentos: Comerciárias participantes

 

Mulheres de São José do Rio Preto estiveram presentes no evento. Cerca de 102 comerciárias rio-pretenses festaram e aproveitaram a programação especial preparada pela Fecomerciários.

Anadeli Cazemiro, vendedora das Lojas Cem, destacou “Foi um evento maravilhoso, um dia lindo e inesquecível. Agradeço a Fecomerciários, ao nosso deputado Motta que representa a categoria, a Márcia, a Selma, enfim, todos que participaram da organização desta festa linda para todas nós mulheres. Gratidão define!”

Pela primeira vez, a assistente de loja da Renner, Vanice Bitencourt, participou do evento e elogiou a organização “É com muita alegria que eu agradeço a equipe do sindicato pelo dia em Avaré. Foi tudo maravilhoso! Sem palavras! Muito obrigada a toda equipe pelo carinho e dedicação’’.

Samantha Oliveira Silva Macena, vendedora na loja da Santa Lolla do Rio Preto Shopping, comentou sobre a estrutura do evento “Achei magnífico, muito bem organizado. Gostei do momento político, pois constatamos que o presidente Motta juntamente com a Márcia Caldas está lutando pela nossa categoria. Eu fico muito feliz em poder participar de um evento tão importante. O sindicato está de parabéns”, disse a comerciária.

Roseli Aparecida Pedro Gonçalves, Encarregada do departamento pessoal e trabalho no Escritório Torres contou que foi de suma importância a presença da Major Denice no evento “Quero parabenizar a todos os envolvidos! Cada um que fez o uso da palavra deixou uma mensagem para refletirmos. A palestra da Major Denice, em especial, foi sensacional, emocionante!”, enfatizou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de fotos