segunda-feira, 12 março
Parque Aquático da Federação recebe mil comerciárias e visitantes ilustres

O segundo dia do evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, hoje, 12 de março, no Centro de Lazer da Fecomerciários em Avaré, começou com a visita de duas autoridades ilustres: o vice-governador de São Paulo, Márcio França, e o deputado estadual Ed Thomas. Eles foram conhecer as instalações do maior e mais completo Parque Aquático do Sudoeste Paulista, que abriu as portas para 1.200 comerciárias em 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O vice-governador chegou bem cedo ao Centro de Lazer e tomou café com o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta. Depois, Motta e dirigentes da Federação levaram Márcio França e Ed Thomas para um tour pelo Parque. Em seguida, subiram ao palco para dar as boas-vindas às cerca de mil comerciárias de 23 sindicatos que foram se divertir nas atrações do Parque. Antes, elas refletiram sobre as 12 reivindicações elaboradas pela Comissão Organizadora e aprovaram por unanimidade. A exemplo do que fizeram as 1.200 trabalhadoras que participaram do primeiro dia do evento, agora elas vão divulgar as deliberações nas bases (confira o teor das deliberações no final deste texto).

Parcerias

Márcio França, que deve assumir o governo do Estado com a possível candidatura do governador Geraldo Alckmin à Presidência da República, ficou impressionado com a estrutura do Parque, algo inédito no sindicalismo brasileiro, com suas atrações e com um evento de três dias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ele ressaltou futuras parcerias nas áreas de saúde, educação, qualificação e em turismo. O deputado Ed Thomas, por sua vez, reafirmou o valor da mulher. Ele disse: “A primeira maior força do mundo é de Deus. A segunda, é da mulher”.

O governador Alckmin não pode estar presente, por conta de agenda, mas enviou um vídeo cumprimentando a categoria. Ele afirmou: “É com muita alegria que mando um grande abraço a todos os comerciários, e muito especialmente às comerciárias. O encontro é das comerciárias. O tema é de vocês. Vocês são o centro desta participação. A luta das mulheres é de toda a sociedade. Da mulher que não deixa a peteca cair, que é mãe, sonhadora, trabalhadora, exemplo de garra e sensibilidade. Quero também transmitir um abraço a um amigo muito querido, o Motta. Esse grande líder das trabalhadoras e dos trabalhadores do nosso Estado de São Paulo. E em especial, o cumprimento às mulheres aí presentes. Parabéns!”

Sindicalização e voto consciente

A vereadora Márcia Caldas, coordenadora da Secretaria da Mulher da Federação e presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto, disse: “A mulher comerciária, a mulher trabalhadora, deve avançar mais na política, no sindicato, avançar mais no combate às reformas neoliberais do governo”.

Motta, por sua vez, frisou que é importante as comerciárias terem aprovado por unanimidade, pela segunda vez, as 12 deliberações que vão balizar as ações da categoria nas bases. “Isso reforça nossa luta contra as reformas neoliberais, contra a discriminação, por emprego, direitos, igualdade salarial, qualidade de vida e maior participação dos trabalhadores e das trabalhadoras na vida sindical”, disse.

O presidente chamou atenção para dois pontos: sindicalização e voto consciente nas eleições de outubro, e ressaltou os serviços e os benefícios oferecidos pelos sindicatos filiados, como médicos, ginecologistas; kit maternidade; cabelereiro, manicure e esteticista; academia de ginástica e aulas de danças; psicólogos; fisioterapeutas; dentistas; fonoaudiólogas; convênios com faculdades, escolas de idiomas e de cursos; laboratórios de análises clínicas; farmácias próprias ou conveniadas, entre outros.

Atrações

A programação de hoje no Parque Aquático é a mesma do dia 8, ou seja, diversão total das comerciárias nas atrações: toboágua com duas saídas, rio lento, três diferentes brinquedos aquáticos, praia com ondas, bar molhado, entre outras. Tudo animado pelo som descontraído da banda “Balaio de Gato”.

O “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” será encerrado nesta terça, 13, com a presença de mais mil mulheres de outros sindicatos filiados. Ao todo, mais de três mil comerciárias vão participar dos três dias de evento no Parque Aquático, a maior estrutura de lazer de uma categoria profissional em todo o Brasil.

12 deliberações aprovadas hoje

1) Contrapor a reforma trabalhista, 2) Combater a reforma da Previdência, 3) Igualdade salarial, 4) Repúdio à violência, 5) Lutar contra a discriminação, 6) Não aos assédios sexual e moral, 7) Presença feminina nos sindicatos e na política, 8) Preservar empregos e direitos, 9) Cursos de qualificação, 10) Creches com horários diferenciados, 11) Sindicalização, 12) Voto consciente nas eleições de outubro.

Sindicatos presentes

No segundo dia do evento, participaram comerciárias de 23 filiados: Sincomerciários de Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Cotia, Fernandópolis, Itapeva, Itu, Jales, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Santa Barbara d’ Oeste, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Americana, e os Sinprafarmas de Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.

Galeria de fotos