Biometria: A sua digital faz a diferença

Na cidade de São José do Rio Preto, o novo título digital (biometria) não será obrigatório nas eleições do ano que vem, que irão eleger prefeitos e vereadores. Porém, a recomendação da Justiça Eleitoral é que o eleitor realize o procedimento o quanto antes, pois, em breve, o modelo será obrigatório em todo o País. Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, Rio Preto conta com 326.583 votantes. Até agora, cerca de 134.080 eleitores efetuaram a biometria, isso representa 41,06% do eleitorado do município.

O colaborador José Adolfo, auxiliar administrativo do Sincomerciários, realizou o procedimento e disse que foi bem rápido o atendimento “Em menos de 10  minutos, já havia feito a Biometria. O processo é muito simples e eficiente! Não deixe para a última hora. A sua digital faz a diferença! “, reforçou.

Confira abaixo como fazer o seu cadastro biométrico.

 

 

Na biometria ou cadastro biométrico, a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão de sua impressão digital, sua assinatura e sua foto, para serem usadas na votação.

 

 

Para fazer o cadastro, vá a um cartório eleitoral com documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).

*Para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, é necessário levar um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

 

Cancelamento de título de eleitor por não fazer a biometria.

 

Em alguns municípios, a biometria ainda não é obrigatória. Se a sua cidade está realizando a biometria obrigatória e você não comparecer no prazo, poderá ter o seu título de eleitor cancelado.

 

 

Se o cadastramento biométrico for obrigatório em sua cidade e você perder o prazo, seu título poderá ser cancelado.

Fique atento! Sem o título de eleitor, você não consegue emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não são realizados e para se matricular em instituições de ensino, você também precisa estar regular com a Justiça Eleitoral. Regularize a sua situação eleitoral até o prazo. A lista de cidades onde a biometria é obrigatória está disponível neste link (https://goo.gl/M5BXv4).

 

 

O cadastro e a revisão biométrica são serviços gratuitos. Para realizá-los, é preciso apenas  levar os documentos citados acima. Se o cartório eleitoral realizar agendamento prévio, o atendimento é bem rápido!

 

Em alguns municípios, a biometria já é obrigatória, enquanto em outros ela será em breve. Isso ocorre por questões operacionais e de planejamento da Justiça Eleitoral.

Sendo assim, o cadastramento das digitais e da fotografia de todos os eleitores está sendo realizado progressivamente em todo o país.

 

 

A vantagem é ter a identidade confirmada pela impressão digital e garantir que nenhum outro eleitor possa se passar por você. Cada impressão digital é única. O projeto da Biometria existe há mais de dez anos e, ainda assim, muita gente acha que a Justiça Eleitoral obriga os eleitores a fazerem sem nenhum motivo. Não caia nessa! A biometria garante a segurança do seu voto.

 

Faça o seu agendamento!

Agende o seu procedimento pelo site do TRE- www.tre-sp.jus.br. Ao digitar o CEP residencial, o eleitor é direcionado ao cartório da área que abrange seu endereço. Agendar previamente é necessário, pois ajuda a evitar filas. Para mais informações, acesse: http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/

 

Fonte: Justiça Eleitoral/ Tribunal Regional Eleitoral- SP

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?