domingo, 30 abril
Motta recebe título de Cidadão Honorário Rio-Pretense

Por iniciativa do vereador Celso Luiz de Oliveira (Peixão) o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, foi agraciado com o título de Cidadão Rio-Pretense na noite de 28 de abril. O Palácio 9 de Julho, da Câmara Municipal, lotou com a presença de sindicalistas comerciários de todo o Estado e autoridades da cidade, na qual o homenageado escolheu morar há quase 20 anos. O vice-presidente da Câmara, Jorge Menezes, presidiu a Sessão Solene.

Além dos rio-pretenses, prefeitos e vereadores de outras cidades da região prestigiaram a outorga, que obteve aprovação unânime entre os 17 vereadores da Casa. A família do agraciado também compareceu à cerimônia e a imprensa local deu larga cobertura ao evento.

Personalidades como o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Filho, e o presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman, entre outros, enviaram justificativas lidas na tribuna da Câmara.

Vídeo

A exibição de um vídeo sobre a trajetória do novo Cidadão Rio-Pretense, com depoimentos de seus familiares, amigos, personalidades políticas e artísticas, acentuaram a emoção do homenageado. A exibição mostrou considerações de sua esposa Elaine e de seus filhos Tassius e Matheus; dos sertanejos Léo e Michel Teló, do apresentador Ratinho, do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e do governador Alckmin, entre outros, como o jornalista Carlos Nascimento. Mostrou, ainda, os trabalhos da Fecomerciários que transpõem a fronteira do sindicalismo. A construção de casas pela Cooperativa Habitacional é um deles. Em Rio Preto, por sinal, construiu-se o Parque da Cidadania, com mais de 700 casas.

Entre os componentes da mesa estavam, entre outros: Jair Moretti, representante do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; Márcia Caldas, presidente do Sincomerciários de Rio Preto e vereadora na cidade; Dr. Evandro Pelarin, juiz da Vara da Infância e Juventude; Laerte Teixeira da Costa, vice-presidente da UGT; Dorival Lemes, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Preto que, em 2016, votou pela homenagem; Ricardo Eladio Di Lorenzo Arroyo, presidente do Sincomércio local.

Depoimentos

Motta: “Confesso que fiquei muito emocionado com a propositura e ver esta plenária repleta de pessoas que tanto prezo. Asseguro que farei o possível para trazer para Rio Preto toda minha experiência adquirida na vida sindical que, como bem sabe nossa companheira Márcia Caldas, tem forte atuação social. Obrigado, vereador Peixão, pela distinção que tanto me honra”.

Márcia: “A concessão deste título enaltece toda Rio Preto. Nossa cidade criou vínculos com Motta que podem ser traduzidos como as melhores realizações para os comerciários e para toda a sociedade. Não fosse seu imprescindível apoio eu não seria hoje vereadora na cidade que o acolhe de braços abertos. É um incansável defensor dos trabalhadores. Essa garra se nota ainda mais agora com as reformas do governo Temer”.

Peixão: “Motta é um líder sindical estimado e respeitado em todo o Estado. Esta plenária lotada comprova o que eu digo. Não tenho dúvidas que todo seu emprenho, garra e determinação já estão indo ao encontro de grandes feitos para Rio Preto. É uma honra tê-lo como Cidadão Rio-Pretense”.

Menezes: “Motta é forte no sindicalismo, na política e na promoção do bem coletivo. É uma pessoa maravilhosa que, com todo este potencial, como se viu no vídeo, e em seus discursos, vai para a luta com o objetivo de construir uma Rio Preto ainda mais próspera”.

Galeria de fotos