quinta-feira, 8 agosto
“Agosto Lilás” terá palestras e ações em defesa da mulher em Rio Preto

 

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (11.340/06) completou 13 anos. A lei, inspirada na história de luta de uma farmacêutica cearense agredida pelo marido, estabelece medidas de proteção às mulheres vítimas de violência, salva vidas, pune os agressores, fortalece a autonomia feminina e oferece assistência com atendimento humanizado.

Para lembrar a importância da data, a presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto, vereadora Márcia Caldas, autora da Lei Municipal 12.908/2018 que criou a campanha “Agosto Lilás” de Conscientização e Prevenção à Violência contra a Mulher na cidade, através de um vídeo compartilhado em suas redes sociais, convidou os comerciários (a) e a população em geral para participar de uma série de eventos que acontecerão no período de 16 a 21 de agosto.

     Cartaz de divulgação da campanha “Agosto Lilás”

A campanha, realizada anualmente no mês de agosto, objetiva conscientizar, esclarecer, envolver e mobilizar a sociedade, promovendo ações de enfrentamento a respeito da prevenção à violência contra a mulher e seus direitos.

Em prol ao Agosto Lilás, serão realizadas várias ações, entre elas, palestras com a coach Nayara Canato, que falará sobre Inteligência Emocional, e a major Denice Santiago Santos do Rosário, comandante da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia, que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica em 14 municípios. Ela contará sobre suas experiências no combate à violência e na defesa da integridade feminina. As palestras ocorrem na segunda-feira, 19 de agosto, às 19h30, no Auditório da OAB em Rio Preto.

“Entre 16 e 21 de agosto, a campanha estará presente em diversos lugares de Rio Preto, nas ruas, no comércio, nos colégios das redes particular, estadual e municipal, levando informações para toda a população, principalmente para os jovens. Precisamos acabar de vez com a violência contra a mulher. Contamos com vocês”, destaca  Márcia Caldas.